Busca sem resultado
jusbrasil.com.br
19 de Abril de 2024
    Adicione tópicos

    Você sabe quais são os tipos de violência contra a mulher?

    há 3 anos


    A Lei Maria da Penha prevê no seu artigo , 5 tipos de violência doméstica e familiar contra a mulher. Essas formas de agressão são complexas, perversas, não ocorrem isoladas umas das outras e têm graves consequências para a mulher. Qualquer uma delas constitui ato de violação dos direitos humanos e deve ser denunciada.

    .

    1. Física: Entendida como qualquer conduta que ofenda a integridade ou saúde corporal da mulher.

    Ex.: Espancamento, atirar objetos, sacudir e apertar os braços, tortura, etc.

    .

    2.Psicológica: É considerada qualquer conduta que: cause dano emocional e diminuição da autoestima; prejudique e perturbe o pleno desenvolvimento da mulher; ou vise degradar ou controlar suas ações, comportamentos, crenças e decisões.

    Ex.: Ameaças, constrangimento, humilhação, manipulação, isolamento (proibir de estudar e viajar

    ou de falar com amigos e parentes),vigilância constante, perseguição, insultos, limitação do direito de ir e vir, ridicularização, distorcer e omitir fatos para deixar a mulher em dúvida sobre a sua memória e sanidade (gaslighting).

    .

    3. Sexual: Trata-se de qualquer conduta que constranja a presenciar, a manter ou a participar de relação sexual não desejada mediante intimidação, ameaça, coação ou uso da força.

    Ex.: Estupro, obrigar a mulher a fazer atos sexuais que causam desconforto ou repulsa, impedir o uso de contraceptivos ou forçar abortos, gravidez ou prostituição.

    4. Patrimonial: Entendida como qualquer conduta que configure retenção, subtração, destruição parcial ou total de seus objetos, instrumentos de trabalho, documentos pessoais, bens, valores e direitos.

    Ex.: Controlar o dinheiro,destruir documentos pessoais, furto, extorsão ou dano, privar de bens, valores.

    .

    5. Moral: É considerada qualquer conduta que configure calúnia, difamação ou injúria.

    Ex.: Acusar a mulher de traição, fazer críticas mentirosa, expor a vida íntima, rebaixar através de xingamentos,desvalorizar a vítima pelo seu modo de vestir.

    Gostou do post? Curta🤍, compartilhe📮 , envie para uma amigo (a)📨 e salve 💌.

    #vilolenciadomestica #denuncie #violenciacontramulher

    #mexeucomumamexeucomtodas

    • Publicações64
    • Seguidores12
    Detalhes da publicação
    • Tipo do documentoNotícia
    • Visualizações44
    De onde vêm as informações do Jusbrasil?
    Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
    Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/voce-sabe-quais-sao-os-tipos-de-violencia-contra-a-mulher/1149659810

    0 Comentários

    Faça um comentário construtivo para esse documento.

    Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)