Busca sem resultado
jusbrasil.com.br
26 de Abril de 2024
    Adicione tópicos

    Entenda a diferença entre crime passional e feminicídio.

    há 3 anos

    O art. 121, § 2º, VI do Código Penal traz a qualificadora de feminicídio para o crime de homicídio: matar uma mulher por razões da condição de sexo feminino.

    .

    Mas o que significa “matar uma mulher em razão da condição de sexo feminino?” Poderíamos entender que seria: matar por razões da condição de sexo feminino é matar uma mulher porque ela é mulher. Assim, comete esse crime quem tem alguma aversão às mulheres e/ou a algum comportamento seu. Seria assim, exemplo de feminicídio, aquele homem que mata uma mulher porque ela está de saia curta e, para ele, mulher que usa saia curta tem que apanhar.

    .

    Já os crimes passionais podem ser definimos como sendo aqueles cometidos por paixão, ou seja, por uma motivação emocional. Nesse tipo de crime a pessoa visualiza a outra como sua propriedade, exigindo que o seu amor seja exclusivo e em uma medida acima do normal, podendo ser aplicado o privilégio da redução da pena para o criminoso, conforme o § 1º do art. 121 do Código Penal.

    .

    Atualmente muitos afirmam não existir crime passional, apenas o crime de feminicidio, devido ao grande aumento da violência contra a mulher.

    .

    Existe, sim, o crime de ódio contra as mulheres, mas crime passional é outra coisa.

    .

    Imagine um casal que raramente discute e, num dia diferente, atípico, rola uma discussão quente, com mútuas agressões e o cara, por ser mais forte, bate na mulher e causa o óbito. Neste caso, nem houve crime passional e nem feminicídio - mas certamente vão processar como feminicídio, condenar o rapaz e inchar as estatísticas.

    .

    Então, calma! A violência contra a mulher precisa parar. Quem comete a violência precisa ser punido. Todavia, entretanto, cada crime no seu lugar.

    .

    Levarmos a sério os tipos penais, discutir o que eles são realmente, se são ou não são o que dizem que são, é importante pra o desenvolvimento da democracia e da correta aplicação da Norma Penal.

    Gostou do post? Curta🤍, compartilhe📮 , envie para uma amigo (a)📨 e salve 💌.

    #direitopenal #crimespassionais #feminicidio #violenciacontramulher #direitoprocessualpenal #advogadacriminalista #dicaspenal #luizaeluf

    • Publicações64
    • Seguidores12
    Detalhes da publicação
    • Tipo do documentoNotícia
    • Visualizações2562
    De onde vêm as informações do Jusbrasil?
    Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
    Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/entenda-a-diferenca-entre-crime-passional-e-feminicidio/1155643092

    Informações relacionadas

    Leonardo Delivio, Estudante de Direito
    Artigoshá 7 anos

    Homicídio Passional

    Naiara Cordeiro, Estudante de Direito
    Artigoshá 4 anos

    O homicídio passional e a sua conexão com o crime de feminicídio.

    Erick Felipe Medeiros, Advogado
    Artigoshá 5 anos

    Todo homicídio contra a mulher é feminicídio?

    Iuarla Ferreira, Estudante de Direito
    Artigosano passado

    O perfil e o comportamento do agressor e a influência dentro do lar.

    Flávia Ortega Kluska, Advogado
    Artigoshá 8 anos

    Feminicídio (art. 121, § 2º, VI, do CP)

    1 Comentário

    Faça um comentário construtivo para esse documento.

    Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)

    Documento de grande relevância para minhas pesquisas.....Obrigada... continuar lendo